Como a escolha do pneu de trator influencia na atividade agrícola

quinta-feira, Março 19, 2020

Você sabia que escolher o tipo certo de pneu para o seu trator ajuda na redução do consumo de combustível, maior eficiência e também minimiza as perdas por derrapagens?

Sim! Pois os pneus de tratores agrícolas não devem só suportar com segurança o peso do trator em condições estáticas (parado) e condições dinâmicas (em movimento); nem só servir como um amortecedor, absorvendo as irregularidades do solo reduzindo a transferência das mesmas ao trator, e, nem só proporcionar a transmissão das forças motrizes e frenantes do trator ao solo e vice-versa.

Ele também pode e deve te ajudar a ter melhorar o rendimento e diminuir gastos com a sua colheita! Mas para isso, é preciso saber um certo nível de conhecimentos técnicos sobre qual pneu é melhor. Pois ele deve  combinar com o tipo de solo onde se vai trabalhar, o trator a se usar e as tarefas que se vão realizar. 

Ou seja, o pneu é o ponto de união entre o trator e o terreno, pois é através dele que se transmite toda a força desenvolvida pelo trator no terreno. Assim, uma má escolha pode provocar perda de potência e prejuízos para sua colheita. 

Desse modo, o objetivo principal é escolher o pneu certo para obter uma máxima aderência com uma mínima compactação do solo, e para te ajudar nessa missão, nós separamos quais são os tipos de pneus e qual escolher de acordo com sua lavoura!

Boa leitura!

 

Quais são os tipos de pneus agrícolas vendidos no Brasil?

Existem dois tipos de pneus, o pneu diagonal e o pneu radial.

O diagonal é composto por cabos de reforço que atravessam diagonalmente o pneu, num ângulo de 30 a 40 graus até à linha central. Cada tela ou camada de cabos estruturais está colocada na direcção oposta à anterior formando um padrão cruzado.

Ou seja, sua construção é simples e fácil de reparar. Além disso, sua área de contato é de forma redonda, com distribuição irregular da pressão, elevada compactação do solo e sua performance é flexível e maleável.

Já o pneu radial é composto por telas de cabo que reforçam o pneu e se prolongam num ângulo de 90 graus até à linha central. Diretamente por cima das telas radiais e por baixo do piso existe uma cinta em toda a circunferência que é feita de cabos ou aço. E esta cinta acompanha toda a circunferência da carcaça e os cabos são colocados na cinta num ângulo estreito de 15 e 25 graus.

Assim, podemos perceber que sua construção é sofisticada. Além disso, sua área de contato é de forma quadrada, com distribuição uniforme da pressão e menor penetração do solo. Sua performance é de tração superior, boa estabilidade, resistente a furos, baixa resistência ao rolamento, quilometragem elevada, bom conforto, é durável e tem desgaste regular.

Os pneus radiais faz também com que a banda de rodagem fique totalmente rígida, mas com uma grande flexibilidade nos flancos. Desse modo, a resistência ao movimento é menor, assim como a compactação induzida no terreno.

 

Qual pneu escolher?

Para acertar na escolha, o indicado é fazer um relatório de todas as tarefas que seu trator realiza. Pois, assim fica mais fácil de decidir qual pneu comprar.

Por exemplo: se o solo for muito duro, será melhor optar por um pneu com maior resistência mecânica. Outro ponto a se levar em consideração é a distribuição da carga e a pressão de ar que deve ser respeitada.

 

Boas práticas para manter a vida útil do pneu

Ninguém aqui quer ter que trocar de pneu todo mês não é?! Por isso, selecionamos para você, boas práticas de como manter a vida útil dos pneus do seu trator. Confira! 

– Ajuste sempre a pressão dos pneus para o tipo e peso da carga, pois uma pressão excessiva provoca o desgaste da banda de rodagem e da parte central do pneu;

– Use sempre pneus do mesmo modelo no conjunto duplo das rodas. Assim, evitar-se a diferença de tração e que um trabalhe mais que o outro. 

– Periodicamente, examine o exterior do pneu e fique atento a possíveis anormalidades.

– Evite o contacto do pneu com produtos derivados de petróleo.

– No caso de tratores de tração dupla, quando não o estiver usando, desligue a máquina para evitar problemas de derrapagem e desgaste das rodas dianteiras.

 

Pronto! Agora que você sabe qual o pneu certo para sua colheita é só aproveitar os benefícios da escolha certa!



Share
Whatsapp logo