TOP 5 PROFISSÕES EM ASCENSÃO: TECNOLOGIA IMPULSIONA MERCADO DE TRABALHO NO AGRO

quinta-feira, Setembro 17, 2020

 

As atividades no agro cada vez mais vêm utilizando recursos tecnológicos. Com apenas um clique no celular, de qualquer lugar, é possível obter informações importantíssimas e precisas da lavoura. Isso já está acontecendo! É a evolução no campo e a tecnologia inovando, atraindo e transformando oportunidades.

Como protagonista da economia brasileira o agronegócio representa cerca de 21% do PIB, no segundo semestre de 2020 cresceu 1,2%, aumentando a sua participação; safra recorde, exportação e câmbio tem favorecido o cenário.

As projeções para o setor seguem otimistas e a todo vapor, principalmente quando se trata de agricultura de precisão, onde a tecnologia tem transformado as atividades no campo.

A última pesquisa realizada com produtores rurais e divulgada pelo IBGE, 2017, apontou que 1,4 milhões de produtores já tem acesso à internet, contra apenas 75 mil em 2006 – um aumento de 1.900%. O avanço acontece a passos largos.

Esses dados mostram o reflexo do crescimento da tecnologia utilizada no campo ao longo dos anos. Durante a live: Sucessão Familiar e os desafios no agro, em comemoração a reinauguração da unidade Maqnelson Agrícola de Catalão - GO, Paulo Herrmann - Presidente da John Deere no Brasil, destacou bem, todas as oportunidades que estão pela frente, e que a locomotiva desse mercado será o jovem no campo. Vários fatores tem influenciado o despertar: sucessão familiar, tecnologias e oportunidades no mercado.

A tecnologia atraindo o jovem para o campo, será tema da live desta quinta-feira (17), às 18hrs, no canal: youtube/maqnelsonjohndeere. O evento contará com a participação de especialistas e influencer do segmento: Júlio Martins - gerente de soluções integradas Maqnelson, Alexandre Kersten – especialista de marketing e produto e Amanda Desidério – influencer e administradora corporativa da Fazenda Bom Jesus de Góias. Será um bate papo descontraindo, com o compartilhamento de experiências e muita informação, com a intermediação de Marina Piccini - Agro School.

 

live atraindo o jovem

 

Para que tudo caminhe rumo ao sucesso, o futuro do agro é agora. As novas tecnologias vão contribuir muito para maiores rendimentos nas operações e maiores margens de lucro, mas para isso também será necessário melhor capacitação profissional, para atender esse mercado e as demandas. Enfim, não adianta ter tecnologia na lavoura se o profissional do agro não consegue colocá-la em prática para melhorar a produtividade e a gestão. Nesse contexto, vamos abordar as áreas profissionais do agronegócio se mostram promissoras.

 

As áreas destaques no futuro são as que envolvem tecnologia:

 

tecnologia campo

 

  • Agricultura Digital;

 

  • Ciência de Dados;

 

  • Ciências Agrárias;

 

  • Gestão de maneira geral;

 

  • Desenvolvimento e suporte de soluções tecnológicas

 

 Alguns serviços e categorias também ganharam evidência, confira:

 

servicos jd

 

  • Plataformas de gestão de custos e produtividades;

 

  • Soluções em rastreabilidade;

 

  • Sistemas integrados;

 

  • Processamento de imagens;

 

  • Mecatrônica e robótica.

 

Agora que você já sabe das tendências, confira dicas para se aprimorar e conquistar uma carreira de sucesso:

 

  • Além do conhecimento técnico é imprescindível ter uma boa comunicação oral e escrita, explorar a criatividade, estar sempre informado, ter uma visão estratégica e trabalhar em equipe.

 

  • Ter um bom planejamento é fundamental para nortear cada passo, assim será mais fácil identificar em que necessita se aperfeiçoar.

 

  • Estar sempre atento às mudanças, ainda mais com a tecnologia que tem exigido cada dia respostas mais rápidas.

 

O agro demanda soluções ágeis e de qualidade, que atendam às necessidades no campo em conjunto com a inovação e o empreendedorismo dos jovens.

O especialista de marketing e produtos da John Deere -- Alexandre Kersten, revela oportunidades para esse mercado de trabalho -- “É muito Importante ter os jovens se conectando a esta cadeia produtiva e tecnológica. Hoje tudo está bem evoluído e se ouve falar muito nas áreas promissoras para o agronegócio brasileiro como: cientistas de dados, que são aquelas pessoas, parceiros de negócios capazes de analisar dados do campo, e ajudar compor uma solução para o manejo do produtor. Se especializar na análise de dados é algo que vem crescendo, graças ao aquecimento neste momento de adoção da tecnologia agrícola. Processamento de dados, telecomunicação, portais digitais, prestação de serviços, consultor de negócios, também lideram as expectativas”, conclui.



Share
Whatsapp logo