MULHERES NO CAMPO: A FORÇA DO AGRO BRASILEIRO

terça-feira, Setembro 29, 2020

Safras recordes, exportações e cenário favoráveis têm mostrado a força do agro brasileiro para o mundo. Com a evolução digital e uma maior participação da coragem feminina no campo, o mercado brasileiro rompe barreiras e sai à frente quanto à produtividade e gestão proficiente.

As respostas têm sido tão favoráveis, que no mercado nacional cerca de 30% dos empreendimentos rurais são dirigidos por mulheres, os números apontam ainda que a presença feminina na agricultura corresponde a 42% de participação. Essa posição de liderança cresce a cada dia, segundo levantamento do Censo Agro do IBGE.

Diante dessa realidade, a Maqnelson agrícola buscou mulheres talentosas, guerreiras e visionárias que estão se unindo e inspirando outras mulheres para que se tornem protagonistas da sua própria história.

Essas mulheres foram convidadas a compartilharem suas experiências na live: A força da mulher no campo, exibida na última sexta-feira, 25/09 no canal do youtube.com/maqnelsonjohndeere. Leia alguns dos melhores momentos e confira o conteúdo completo neste canal.

 

Histórias e Experiências:

LUCIA MEROLA

 

Dona Lúcia Merola – Vice - Presidente do Grupo Maqnelson, uma mulher guerreira, confiante e muito dedicada que tem colaborado com um trabalho extraordinário nos negócios do Grupo Maqnelson há 35 anos. Em sua trajetória muitos desafios, exigências e aprendizados.

Durante a live D. Lúcia destaca o grande respeito pela terra, pois é dela que tiramos as condições básicas de sobrevivência: o nosso sustento, a energia, a vida, por isso o reconhecimento. Mas em especial, agradece à mulher que está ligada no agronegócio brasileiro,  porque assim como o homem enfrenta muitos desafios como: a responsabilidade de receber, aceitar e desempenhar um grande papel de integrar os lados racional e o  emocional. É assim a dinâmica de vida da mulher, no agro não seria diferente! Então, nessa integração do racional com o emocional se vê e vivência a cultura do agro no Brasil e no mundo, que antes era muito ligada ao homem, a força física, ao poder das decisões materiais, tudo muito interligado a uma tradição. Mas os dias atuais, todo um movimento diferente está sendo realizado pelas mulheres que fizeram a opção por trabalhar com esse negócio. Com coragem e determinação tem ganhado cada vez mais espaço, com o trabalho e muita competência. Essas mulheres experimentaram a mudança, foram de encontro ao conhecimento de tecnologias, especializações, e isso tem colaborado muito com a dinâmica do dia a dia.

É dessa forma que “Temos mostrado para o mundo que a produção de alimento tem algo a mais no seu valor, que é a igualdade moral entre todos. Nós mulheres somos o resgate de todos esses valores!”

 

Quais os principais aprendizados na convivência com diferentes gerações que presidiram o Grupo Maqnelson?

 

Uma linda e brilhante experiência foi vivenciada ao lado do fundador do Grupo, Sr Nelson Merola, onde fui muito bem acolhida e acreditada. A minha gratidão é eterna! Outro grande líder que tem compartilhado de muitos conhecimentos e aprendizados é o meu esposo - Sr Nelson Merola Júnior, que me deu a oportunidade de escolher e realizar a minha jornada dentro do Grupo, em várias áreas distintas de atuação.

O terceiro grande líder que  eu estou vivenciando é o meu filho Bruno, a minha gratidão eterna, pois ele me tem provado algo muito especial: a inversão dos papéis, onde o mestre aprende mais do que ensina!

O Grupo Maqnelson tem algo muito positivo, em que todos nós aprendemos uns com os outros, independente de um ser líder e outro liderado. Nós temos sempre o foco de aprendizagem. Então, independente de ser líder a trajetória que eu fiz, eu aprendi e continuo aprendendo com todos, seja na competência ou no comportamento, existe sempre o desejo de aprender, crescer e evoluir!

 “Eu vejo que o futuro do agronegócio é deixar de ser um negócio, para ser um sentido de vida, todos com os mesmos direitos”, conclui D.Lúcia Merola.

 

Histórias e Experiências:

FERNANDA

 

Fernanda Favoreto – Produtora e administradora da Fazenda SC Agrícola, engenheira agrônoma de formação, o amor pelo campo vem sendo passado por gerações. Filha e neta de produtores rurais, o contato com a terra e o desejo de atuar no agronegócio era parte dos sonhos de infância. Hoje essa realidade tem transformado a vida de muitas pessoas, inclusive de várias mulheres que encontraram no campo a motivação, inspiração e a paixão de realizar um excelente trabalho.

A história da Fernanda é semelhante a muitas outras, onde fica evidente como a vontade, a força e a experiência fazem a diferença. Já são 19 anos de participação no mercado mas foi em 2018, que Fernanda percebeu que poderia fazer algo mais para outras mulheres que muitas vezes não tinham o apoio que ela teve. Foi aí que ela utilizou a tecnologia para incentivar e encorajar o universo feminino, através de um grupo de mulheres do Agro de Catalão - GO e região. No início eram apenas sete participantes que compartilhavam suas histórias, experiência e dúvidas no agro. Essas sete mulheres apostaram nessa ideia e hoje o grupo conta com trinta e nove mulheres que tem feito toda a diferença no mercado local e regional.

“Muitas vezes as mulheres só precisam de um apoio, de um olhar de afirmação para revelar o potencial guardado. Não é uma questão de competir, mas de associar. A mulher e o homem juntos conseguem muito mais, a soma de objetivos fortalece o negócio, as dificuldades se tornam mais leves, prazeroso e até mais produtivo”, destaca Fernanda.

 

Histórias e Experiências:

amanda

 

Amanda Desidério – Administradora da Fazenda Bom Jesus de Goiás, tem uma história linda que vem sendo construída dia a dia, graças a sua perseverança e garra. Confiante, sempre teve como missão atuar a frente dos negócios da família, muito trabalho teve que ser mostrado para provar que a sucessão dos negócios ficaria muito bem sob os seus cuidados. Com a maternidade os desafios foram ainda maiores, em conciliar momentos tão distintos e importantes na sua vida. A determinação e a coragem têm feito alavancar cada passo rumo ao progresso da mulher brasileira no agronegócio, compartilhando da sua vivência, para a força feminina no campo ser cada vez mais atuante.

Amanda conta que já está em sua 6º safra à frente de uma das propriedades da família, que fica localizada em Bom Jesus de Goiás – GO. Um dos seus maiores desafios, foi durante a sua segunda gestação, havia muito trabalho na propriedade, e poucas pessoas habilitadas para desempenhar as suas atividades, foi aí que uma corrida contra o tempo iniciou para conseguir conciliar o trabalho e o tão esperado e mágico momento da maternidade.

Amanda pontua: “a presença feminina no campo é muito isso, a mulher consegue lidar com a casa, família, marido e com o trabalho. A mulher exerce mais de uma função e muito bem! Nós mulheres, estamos à frente do agronegócio, a frente das propriedades, nós somos 30% dessa participação de mercado, eu acredito que a tendência é só aumentar, porque as mulheres estão tomando gosto pelo campo, pela vida do negócio, está sendo uma sementinha plantada, que em breve muitas colheitas dos seus frutos ficarão e serão exemplos para as novas gerações”.

 

foto criado por freepik - br.freepik.com

 

O engajamento feminino é o combustível para esse mercado cada vez mais promissor e repleto de oportunidades. A força, o talento e a coragem dessas mulheres é o diferencial de toda a produtividade, eficiência e lucratividade dos negócios. Mulheres no campo, a força do agro brasileiro!

Se você gostou dessa pincelada, vai gostar muito mais do material completo: youtube.com/maqnelsonjohndeere. Aproveite!

E se você pensa que a nossa maratona de lives acabou programe-se! Quinta-feira (01/10), às 17hrs tem mais conversa boa e muita informação, fique ligado sobre o mercado e as tendências do agro, com a participação de Bruno Merola - Diretor comercial Maqnelson Agrícola e Carlos Cogo - Especialista em análise de mercado agro.

 

live ultima


Share
Whatsapp logo