UM TOQUE QUE PODE MUDAR A SUA HISTÓRIA

quinta-feira, Outubro 22, 2020

 

O Outubro Rosa já é uma tradição e uma importante campanha para a saúde da mulher. Mesmo com a pandemia do Covid – 19 a prevenção e o autocuidado devem continuar. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama.

 

Título 1

É um movimento internacional de conscientização que teve início na década de 90, para o controle do câncer de mama que atinge milhares de mulheres em todo o mundo. A iniciativa começou através da Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Na corrida pela cura, o símbolo do laço ROSA marcou a campanha realizada em Nova York (EUA) pelos sobreviventes do câncer de mama. Hoje o símbolo é utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês de outubro. Esse período tem como objetivo compartilhar informações e promover a importância sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o sucesso da campanha Outubro Rosa é tão grande que aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no país, sendo o segundo câncer que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo. A incidência estimada de tumor em mulheres é de 29,7% localizado na mama, o que equivale a 66.280 novos casos em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde.

 

Out Rosa 2

 

Título 2

É uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Esse tipo de câncer é o mais freqüente nas mulheres das regiões: sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do país.

 

Título 3

Não existe uma causa única. Fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos aumentam o risco de desenvolver à doença. O perigo aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

 

Título 4

Estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. O diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio do câncer.

 

Out Rosa 3

 

Título 5

  • Mudança no tom da mama;

 

  • Saída de liquido de origem desconhecida;

 

  • Vermelhidão, ardor ou coceira;

 

  • Ferida na pele;

 

  • Nódulo na mama ou axila;

 

  • Veia facilmente observada e crescente;

 

  • Mudança na textura;

 

  • Imersão ou mudança no formato do mamilo;

 

  • Dor na região da mama ou axilas.

 

Título 6

  • A alimentação equilibrada é essencial para todos nós. Procure fazer refeições ricas em frutas, legumes e verduras. Grão-de-bico, lentilha e feijão branco ajudam muito a prevenir o surgimento de compostos cancerígenos;

 

  •  Mulheres acima de 40 anos devem fazer mamografia a cada 2 anos, principalmente se já houveram casos de câncer de mama na família;

 

  • Praticar atividades físicas torna o seu corpo muito mais saudável e reduz a produção de estrogênio, um hormônio feminino comumente ligado ao aparecimento de compostos cancerígenos;

 

  • Tome banho de sol de pelo menos por 10 minutos. O sol aumenta a produção de vitamina D, que reduz pela metade o risco de se ter câncer de mama. É recomendado que o banho seja antes das 10h e após as 16h;

 

  • Não fume. Além de ser prejudicial para os pulmões, aumenta o risco de se ter câncer de mama, principalmente se associado ao consumo de bebidas alcoólicas.

 

Título 7

Mulheres que tenham mãe, irmã, filha com história de câncer de mama ou de ovário antes dos 50 anos, devem procurar o profissional de saúde para avaliar o risco e decidir a conduta a ser realizada.

 

Out Rosa 4

 

Buscando a qualidade de vida das nossas colaboradoras a Maqnelson atualizou os pacotes de benefícios disponíveis para todos os cuidados necessários para a saúde da mulher. Uma ação atenciosa, em que um cuida do outro e juntos cuidamos do próximo.

Se observe, se conheça. Cuide-se, faça o autoexame.

 

Out Rosa 5

Compartilhe essas informações e vamos todos juntos contra o câncer de mama. A Maqnelson apoia essa causa!



Share