INOVAÇÕES AUXILIAM NA PRODUÇÃO DE CAFÉ NO BRASIL

sábado, Novembro 7, 2020

 

As ferramentas digitais estão ganhando destaque no setor cafeeiro agregando valor e auxiliando nos processos de decisão. A combinação de máquinas e processos digitais cresce no setor e resulta em benefícios tanto para o produtor quanto para o consumidor.

A cafeicultura 4.0, o novo modelo de produção que se apoia em um conjunto de tecnologias inteligentes será destaque na Semana Internacional do Café 2020, maior evento do setor no Brasil. O  conceito 4.0 foi criado pelo alemão Klaus Schwab e define o momento atual no qual as tecnologias digitais trabalham em sinergia com as máquinas, gerando dados importantes para tomada de decisões e otimização das atividades. Na cafeicultura, os recursos para a coleta dessas informações são diversos. Entre eles, sensores, drones e satélites. De acordo com o especialistas, o cruzamento das informações armazenadas em Big Data permite, por exemplo, o melhor cuidado com a muda para que ela expresse toda sua genética com recursos adequados, diminuindo custos. “Esse cenário nos permite saber ‘onde’, ou seja, o mapeamento de uma região e suas características. Uma máquina georreferenciada ligada em satélite, que esteja anexada a um trator, pode promover uma adubação mais eficiente evitando plantas subalimentadas ou super alimentadas, gerando ainda uma economia de 20% a 40% nesse processo”, afirma Marques.

E, se por um lado o consumidor está cada vez mais exigente querendo saber de todo o processo de produção do café, por outro, o produtor também está mais preocupado com o caminho que seu produto vai percorrer até seu cliente. Nesse cenário, as tecnologias também auxiliam nos processos de armazenamento e de distribuição, permitindo toda a rastreabilidade do produto. “As tecnologias permitem uma melhor gestão em todos os elos da cadeia produtiva de café e um trabalho diferenciado, proporcionando melhor rentabilidade e qualidade no mercado de café”, finaliza o especialista.

Fonte: Agro link



Share
Whatsapp logo