LAUDO DE CONFORMIDADE TÉCNICA: MAIOR EFICIÊNCIA EM PULVERIZAÇÃO DE AGROQUÍMICOS

quarta-feira, Julho 15, 2020

Na agricultura moderna e competitiva, cada vez mais os olhos estão atentos às inovações, trabalhando para buscar rentabilidade, evitar custos maiores e perdas de produtividades.

Entretanto, mesmo com o avanço da tecnologia de aplicação, aliada ao uso de produtos fitossanitários de grande eficiência e os maquinários de última geração, produtores ainda deixam de obter maiores receitas.

Eles não sabem o quanto estão perdendo nas suas lavouras, em função de diversos fatores que influenciam diretamente a ineficiência na aplicação dos produtos agroquímicos.

A aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes nas lavouras, com o auxílio do pulverizador, é de fundamental importância para a agricultura, já que é através deste equipamento que se consegue fazer o controle de pragas e doenças e complementar a nutrição das plantas, tornando viável a produção agrícola, porém muitos não dão a devida atenção à manutenção, calibração e configuração correta destes equipamentos.

“Assim trabalhando o conceito de Tecnologia de Aplicação, é empregado todos os conhecimentos científicos que proporcionem a correta colocação do produto biologicamente ativo no alvo, em quantidade necessária, de forma econômica e com o mínimo de contaminação de outras áreas.” (Matuo, 1990).

Desta forma, para que tenhamos a certeza que o produto aplicado realmente está chegando ao alvo, foi desenvolvido um conjunto de análises e ações denominadas de Laudo de Conformidade Técnica, onde através de uma visita é repassado ao operador dados importantes sobre a correta calibração e configuração do monitor do equipamento, este responsável pelo processamento e gerenciamento da relação taxa / velocidade / pressão, com isso é feito uma verificação do estado físico do equipamento, verificação de desgaste de pontas e análise da curva de distribuição na barra, e para atestar a qualidade da aplicação é feita a verificação da chegada de gotas no alvo através de papel hidro sensível, ou reagente luminoso.

Após todas estas verificações, é gerado um laudo técnico, demonstrando os pontos de melhoria, que tem impacto direto na qualidade e custo destas aplicações.

Na atualidade, é crescente o número de empresas preocupadas com o uso consciente dos defensivos agrícolas, e certificadores de produtos destinados à exportação, e que vem exigindo de seus associados que atestam seu equipamento estar 100% com suas funcionalidades, em contra partida estas empresas bonificam seus parceiros com um percentual a mais no prêmio pago por elas, sobre a sua produtividade, pois o equipamento estará entregando o seu máximo potencial, evitando desperdícios e podendo ainda reduzir os custos e seus impactos no meio ambiente.

“O laudo de conformidade é uma importante ferramenta dentro da tecnologia de aplicação, pois temos informações qualitativas e quantitativas. De acordo com estes conhecimentos, decisões mais assertivas poderão ser tomadas para que tenhamos uma boa aplicação, no momento correto, na quantidade necessária, atingindo meu alvo satisfatoriamente.” - Ressalta o Engenheiro Agrônomo da Maqnelson Agrícola, Fernando Hashimoto. Especialista em agricultura de precisão, tecnologia de aplicação, irrigação e recursos hídricos.



Share
Whatsapp logo