A TECNOLOGIA ATRAINDO O JOVEM PARA O CAMPO: A NOVA SAFRA DO AGRONEGÓCIO

sábado, Setembro 19, 2020

 

CENÁRIO:       

A tecnologia tem acelerado muito as transformações no mundo. Há décadas, o êxodo rural foi muito marcante, onde as pessoas saiam do campo em busca de melhores oportunidades e condições de vida. Hoje, com a tecnologia a favor do campo, a necessidade de profissionais qualificados e a sucessão familiar se tornam mais palatável, pois, os jovens sentem-se mais atraídos por esse cenário e são as apostas da nova safra do agronegócio brasileiro. 

O conhecimento em conjunto com a qualificação profissional tem sido aliados chaves para otimizar a produtividade rural e o sucesso dos negócios.

 

A LIVE:

A tecnologia atraindo o jovem para o campo, disponível no canal: youtube.com/maqnelsonjohndeere trouxe o compartilhamento de vivências, experiências e muita informação. Em um bate papo descontraído os convidados falaram sobre: a tecnologia, sucessão familiar,  as oportunidades de mercado de trabalho no campo e as novas profissões.

 

live atraindo o jovem

 

TECNOLOGIA NO CAMPO:

Júlio Martins - engenheiro agrícola tem desenvolvido um excelente trabalho de gestão a frente das operações de soluções integradas da Maqnelson Agrícola, em seu DNA carrega herança pelo campo, herdado por família de produtores rurais, com isso quando o assunto é agricultura e tecnologia, Júlio resgata o passado, os conhecimentos e aprendizados são grandes referências de transformações do universo agro, principalmente se tratando de Agricultura de Precisão (AP).

Júlio destaca que toda essa modernização nas máquinas e técnicas aplicadas contribuem muito com a produção de alimentos para o mundo, independente do tamanho de propriedade. Diferentes tecnologias estão disponíveis ao alcance de todos, inclusive com programas do governo para subsidiar investimentos tecnológicos. Assim, conclui-se que a tecnologia veio para maximizar investimento certo, destino correto e retorno esperado.

 

tecnologia campo

 

OPORTUNIDADES DE MERCADO NO CAMPO:

Alexandre Kersten - especialista de marketing da John Deere trouxe as suas experiências, visão das tendências e as oportunidades desse mercado, também de família de produtores rurais, saiu bem cedo do campo para se qualificar profissionalmente e vislumbrar as oportunidades dos grandes centros.

Hoje tem contribuído com o seu trabalho, para oferecer o melhor para os clientes John Deere, aprimorando produtos e serviços, através do CAP (Centro Agricultura de Precisão).

 

mercado agro

 

SUCESSÃO FAMILIAR – DESAFIOS DO JOVEM:

Amanda Desidério - administradora da Fazenda Bom Jesus de Goiás, revelou toda a sua trajetória e os desafios encontrados e superados, filha e neta de produtores rurais o amor pelo campo foi natural e o interesse em dar continuidade nos negócios da família foi uma consequência. As suas habilidades para se relacionar e comunicar chamou atenção do pai e aos poucos ela foi auxiliando e melhorando os processos administrativos da fazenda. A confiança foi sendo conquistada e ela pôde contribuir para aumentar a produtividade das propriedades que administra, principalmente através da introdução da tecnologia. Com o auxílio do Suporte Conectado Maqnelson, as máquinas conectadas e a agricultura de precisão estão permitindo o aumento da produção dentro da mesma área, consequentemente maior rentabilidade.

 

sucessao

 

 

PERGUNTAS E AS RESPOSTAS DESSE BATE PAPO:

 

Leila oliveira => Amanda Desidério

Se não fosse todo esse apoio tecnológico na produção, você encararia o desafio do agro?

R: Encararia sim. Tanto, que eu comecei a encarar esse desafio sem muita tecnologia, eu faria tudo de novo! A tecnologia tem sido fundamental, mas também é necessário saber como utilizá-la, para melhor identificar onde devemos implementá-la e de que forma será mais rentável para o negócio.

 

Diogo Martins=> Alexandre Kersten

Com tanta tecnologia embarcada nos equipamentos, como vocês têm percebido a busca por capacitação dos jovens para extrair máxima produtividade? Como a Maqnelson ajuda os clientes neste sentido?

R: Um dos aspectos é a sucessão familiar conduzindo os negócios, o jovem possui uma capacidade de ser multifuncional e a tecnologia veio para ajudar a colocar os esforços dele no campo, aonde de fato vai entregar o melhor resultado para ele. Esse é um elemento muito interessante: “sinergia e confiança”, outro fator muito importante é a inovação, desenvolvimento e o empreendedorismo. Um leque de oportunidades na prestação de serviço, agrônomos, pessoas com conhecimento técnico, habilidades em analisar dados também estão com grandes chances de emplacar esse mercado. Por fim, uma profissão que vem chamando atenção para esse setor é o cientista de dados, profissional que irá utilizar informações geradas pela tecnologia e consumir esses dados para melhores tomadas de decisões.

 

Julio S.M.​ => Júlio Martins

Para que haja o compartilhamento de dados, somente através do JDLink, via MTG? Ou haveria algum outro jeito? Alguma forma mais indicada para algum perfil de cliente?

R: Para haver a transferência de dados entre máquinas e sistema é necessário que essa máquina tenha o JDLINK instalado, para trazer informações agronômicas. Hoje está tendo uma grande preocupação em relação à redução de custos de máquina, que é significativo na unidade produtora, um custo considerado relevante. O JDLINk permite a maximização dos resultados, sendo possível emitir os códigos de falha durante a operação e possibilidade de cerca eletrônica no perímetro de propriedade. A tecnologia está para agregar e gerar valor em todas as etapas do ciclo produtivo, garantindo a excelência, desde o plantio, pulverização, tratos até a colheita.

 

Se você gostou, assista o conteúdo completo em nosso canal: www.youtube.com/watch?v=5jYDYWBuzsc

 

O próximo encontro abordará “A força feminina no agro” que tem transformado o cenário e contribuído para alavancar oportunidades. Programe-se, curta e compartilhe!

Além de conhecimento, a cada live, um show de ofertas imperdíveis, brindes e muita conversa boa!

 



Share
Whatsapp logo